Ligue para contratar nossos Serviços ou solicitar Suporte Técnico (61) 3041-8080 /9.8154-8080 / 9.9112-3844

Rede wireless – também conhecida como rede sem fio – é uma forma de conexão entre dois ou mais dispositivos (celular, notebook, tablet, smart TV, entre outros) sem a utilização de cabos. A transmissão de dados e informações se dá por meio do uso de equipamentos de ondas de rádio (roteador). Mais utilizada atualmente em redes de computadores, principalmente para acesso a internet. A WLAN (Wireless Local Area Network) é a rede local sem fio, para realizar conexões de internet, ao contrário da rede fixa, que utiliza cabos de rede. Costumamos nos referir às redes WLAN como WI-FI, que é a marca que possui a maior classe de dispositivos registrados. Não é indicada para quem não pode perder dados ou sofrer quedas na transmissão dos dados.

- Vantagens da conexão SEM FIO (Wireless)

  • A transmissão de dados e informações é feita de forma rápida e com alta velocidade
  • Baixo custo de manutenção e instalação
  • O acesso pode ser feito de qualquer lugar contanto que haja sinal de rede sem fio, dentro dos limites mínimos adequados
  • Permite mobilidade durante a comunicação
  • Exige menos infraestrutura e atende mais usuários de uma vez

- Desvantagens da conexão SEM FIO (Wireless)

  • Qualquer pessoa com conhecimentos pode burlar a rede e capturar facilmente os dados através dos sinais no ar
  • Exige o uso de tecnologia de encriptação dos dados para proteger o que está sendo transmitido
  • Não há um controle sobre o que pode causar interferência no sinal. Aquários, metais, espelhos, paredes e outras ondas podem interferir na comunicação e ocasionar a perda de dados, quedas e instabilidades.
  • A velocidade de transmissão é menor do que em uma rede COM FIO (cabeada) e sofre oscilações
  • Dependendo da distância a ser coberta, e características do local o alcance do sinal pode ser insuficiente

01 - O que fazer quando não consigo acessar a internet?

Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, o cabo que chega o sinal de internet, deve estar conectado na porta WAN/Internet, geralmente identificado na cor azul (isso varia nos roteadores). Desligue e ligue novamente o roteador e os demais equipamentos que proveem a sua conexão com a internet. Caso o problema persista, entre em contato com nosso suporte técnico, atendemos 24 horas por dia.

02 - O que fazer quando a rede 5 GHz não aparecer no meu dispositivo?

Nem todos os dispositivos têm suporte à frequência de 5 GHz, por isso, verifique nas especificações técnicas do seu dispositivo se ele tem suporte a redes Wi-Fi 5 GHz.

03 - O que fazer quando não consigo uma boa conexão na rede Wi-Fi?

Para uma boa conexão com o roteador, o seu dispositivo deve estar dentro da área de abrangência de sinal do roteador, ou seja, recebendo sinal Wi-Fi adequadamente, e com pouca interferência de outros roteadores Wi-Fi ou dispositivos na mesma frequência de operação (2,4 ou 5 GHz). Para melhorar a sua conexão você pode tentar:
Ajuste a posição das antenas; normalmente a posição vertical é a mais indicada.
Prefira instalar seu roteador na parte central do ambiente, de preferência, em local mais alto, por exemplo, em cima de um móvel.
Evite um número excessivo de barreiras físicas entre o roteador e os equipamentos que usam a rede Wi-Fi.
Verifique se não existem muitos usuários fazendo Download ao mesmo tempo, isso degrada a rede.
Alguns dispositivos não têm suporte a velocidades mais altas. Verifique nas especificações técnicas do seu dispositivo se ele tem suporte às mesmas tecnologias do roteador.

04 - Os roteadores mais modernos têm redes em duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz. Qual é a recomendada para se usar em casa?

Tudo dependerá de quais equipamentos você irá utilizar em sua rede. Para você utilizar redes Dual Band, em especial se sua intenção é usufruir da rede 5 GHz e de padrões mais recentes como o AC, seus dispositivos, como smartphones e smart TVs deverão ser compatíveis com essas tecnologias. Atualmente, boa parte dos equipamentos mais modernos possuem essa compatibilidade, mas sempre vale a pena verificar as especificações fornecidas pelos fabricantes. A vantagem da rede 5 GHz é ser menos poluída, porque possui mais canais disponíveis e ainda não há tantos equipamentos 5 GHz, como é o caso da rede em 2,4 GHz, principalmente em locais mais povoados. A grande vantagem em investir em um roteador Dual Band AC é que mesmo seus equipamentos mais antigos continuarão podendo acessar a rede normalmente, utilizando por exemplo a conexão cabeada ou então a rede Wi-Fi 2,4 GHz. Já seus equipamentos mais modernos poderão ter acesso a uma rede de maior capacidade, como é o caso da 5 GHz AC. Mas fique de olho: existem outros fatores que irão influenciar diretamente na sua experiência de conexão, por exemplo, velocidade do seu plano de internet, quantidade de dispositivos na sua residência, perfil de uso e área de cobertura necessária.

05 - De maneira geral, onde é o melhor lugar para se colocar um roteador? Em locais altos, presos à parede?

Em resumo, quanto mais no centro da área que se deseja cobrir com sinal Wi-Fi, melhor. As ondas eletromagnéticas se propagam para todas as direções a partir do roteador, então, imagine essa propagação com um formato semelhante ao de uma pizza, em que no centro está o roteador e quanto mais próximo da “borda”, mais fraco vai ficando o sinal. Além disso, posicionar em um local mais alto é uma boa ideia, pois evita os obstáculos que geralmente estão em níveis mais baixos. Roteadores mais modernos contam também com tecnologias como o Beamforming para direcionar de forma mais inteligente o sinal. Mas se você tem uma área muito grande para cobrir, ou então não tem possibilidade de posicionar seu roteador no melhor local para propagação do sinal e precisa de uma rede com maior performance, há alternativas como equipamentos mesh, que vem se popularizando cada vez mais no mercado.

06 - Na prática, qual a velocidade máxima que devo conseguir no meu roteador?

Tudo vai depender de diversos fatores, como:

1) plano de internet contratado.
2) velocidade suportada pelos seus dispositivos conectados à rede.
3) número de dispositivos conectados – quanto mais dispositivos, mais sobrecarga na rede.
4) outras redes ou outros dispositivos próximos que podem causar interferências.
5) distância e número de obstáculos entre o roteador e os dispositivos.
6) velocidade do roteador: com todas as condições favoráveis atendidas, geralmente a eficiência de redes Wi-Fi N e AC chega a até 75% da velocidade máxima teórica da camada física.
Por exemplo, se o seu dispositivo está conectado a uma rede 5 GHz AC com velocidade nominal de 867 Mbps, em condições ideais irá atingir uma velocidade prática de até 650Mbps, devido aos mecanismos de controle de comunicação da rede. Seguindo a mesma linha, um dispositivo N300 atingirá máxima prática de até 225 Mbps. Outro fator a ser observado é a porta para conexão com a internet, que deve suportar a velocidade desejada. Importante observar que, em ambientes práticos e comuns do dia a dia, essas velocidades raramente serão atingidas, principalmente pelos fatores citados anteriormente. Detalhe: as velocidades citadas, são a soma de todos os dispositivos conectados usando, quanto mais dispositivos, menos velocidade para casa um.

07 - Quantas conexões simultâneas o roteador suporta?

Isso varia muito de acordo com cada modelo existente no mercado, a Open trabalha com modelos da Intelbras. Dependendo do perfil de uso e de fatores ambientais como local de instalação pode haver alteração para mais ou para menos, nas informações abaixo:

Intelbras RF 301 K e Intelbras IWR-3000N
Esses modelos são recomendados para até 10 conexões / dispositivos simultâneos.


Intelbras ACtion RF 1200
Esse é recomendado para até 20 dispositivos conectados simultaneamente.
Intelbras ACtion RG 1200
O mais potente da família 1200, é recomendado para até 40 dispositivos conectados simultaneamente.

08 - Qual a área de cobertura da rede Wi-Fi?

A área de cobertura considera a propagação do sinal wireless em forma de “pizza” com o roteador no centro, para todas as direções, por isso, é muito importante sempre que possível posicionar o roteador no centro dos ambientes que se deseja cobrir com Wi-Fi. Outro ponto importante: não confundir área com raio. Se você está a 3 metros do roteador, a distância entre você e ele é o raio. Para calcular a área a partir do raio, usa-se a fórmula 𝐴=𝜋𝑟². Dependendo do local de instalação do roteador, pode haver alteração para mais ou para menos nas informações abaixo:

Intelbras RF 301 K e Intelbras IWR-3000N
Esses 2 modelos de roteador são recomendados para uma área de cobertura de até 70m².


Intelbras ACtion RF 1200
É indicado para uma área de cobertura de até 80m².
Intelbras ACtion RG 1200
Ele é recomendado para uma área de cobertura de até 120m².
Observação: não confundir 120 m² de circunferência com 120 m² quadrados, para o cálculo da área de uma circunferência utilize a fórmula: Área da Circunferência = π x R² (onde π = 3,14 e R=raio), exemplo: Raio = 5 metros, área será = 3,14 x (5 x 5), resultado 78,5 m²

09 - Para qual plano de internet o roteador é recomendado?

Intelbras RF 301 K e Intelbras IWR-3000N
Esses 2 modelos de roteador são recomendados para planos de internet de até 50 mega.


Intelbras ACtion RF 1200
Ele é recomendado para planos de até 100 mega. Essa é a máxima velocidade nominal suportada pelas portas Fast Ethernet (/100).
Intelbras ACtion RG 1200
Ele é recomendado principalmente para planos acima de 100 mega. Possui portas Giga (/1000)

10 - Ter muitos espelhos em casa pode prejudicar o sinal de Wi-Fi dentro de uma casa? Se sim, por que?

Sim. O problema principal dos espelhos é a camada de metal que possuem na parte de trás. Esse metal causa alguns efeitos nas ondas eletromagnéticas, sendo o principal deles a reflexão. Por isso, em ambientes com mais espelhos a propagação do sinal wireless pode ser sim prejudicada, consequentemente diminuindo a área de cobertura e a qualidade da rede.

11 - Além dos espelhos existem outros objetos domésticos que podem prejudicar o sinal de internet em uma casa?

Sim, qualquer objeto que interfira na propagação das ondas eletromagnéticas, como móveis e objetos metálicos, além de qualquer equipamento que opere na mesma frequência ou que eventualmente gere ruídos eletromagnéticos que causem interferências nas faixas de frequência utilizadas pelos roteadores. Por exemplo, podemos citar telefones sem fio analógicos, equipamentos bluetooth, micro-ondas, aquários, móveis com estruturas metálicas, dentre outros.

12 - O tipo de construção da casa (paredes grossas ou mais finas) pode diminuir a eficiência do Wi-Fi?

Sim, as paredes podem ser vilãs para o sinal Wi-Fi e, quanto mais grossas, pior para a propagação do sinal. Alguns materiais usados na construção em alvenaria, como por exemplo, tijolos, cimento e azulejos, criam “barreiras” para a propagação do sinal Wi-Fi. Por isso, geralmente quanto mais grossas as paredes, menos sinal conseguirá “atravessar” para o outro lado.

13 - Por que é melhor conectar Smart TV com cabo de rede?

A oscilação no sinal Wireless, pode atrapalhar você assistir seu filme ou série preferida. Se a conexão WI-FI sofrer qualquer interferência, e existem vários motivos para isso ocorrer: posição que a TV ocupa na casa, se está presa na parede ou até mesmo sobrecarga de usuários na rede WI-FI. As dicas abaixo são dos próprios fabricantes de roteadores:

a) Use cabo de rede, se for possível
Para quem possui uma TV 4K e pretende assistir vídeos via streaming, a conexão cabeada é essencial. Utilizando cabo não existe queda, porque ele não sofre interferências, as velocidades são maiores e a estabilidade é total. Sempre que possível use cabo de rede.
b) Se você não tem como usar cabo na sua SMART TV
As paredes e a distância do roteador impedem que o sinal Wi-Fi chegue com qualidade até sua TV. É uma boa prática procurar uma nova posição para um dos dois ou ambos (dependendo do caso) que permita uma melhor qualidade de sinal. O ideal é que o roteador não fique muito longe da TV e de preferência com o menor números de obstáculos na frente, para que a internet funcione sem problemas. A melhor solução é colocar um repetidor de sinal, quando não é possível mudar nenhum dos equipamentos de lugar, o que é o mais provável.

14 - Antenas maiores propagam melhor o sinal?

Não necessariamente. O que é importante no caso das antenas é o ganho (em dBi) que possuem, associado à potência do rádio ao qual estão conectadas. Esse “casamento” (chamado potência E.I.R.P.) é que faz com que os produtos tenham melhor performance.

Prezado Cliente Open, caso não tenha encontrado resposta para sua dúvida, ou não tenha sido esclarecida, entre em contato com nosso Suporte 24 horas, através do e-mail d.suporte@openinternet.com.br ou se preferir ligue (61) 3041-8080 ou (61) 9.8154-8080.
Mande sua dúvida, ela também pode ser de outros clientes e vamos publicar nessa página. Obrigado por escolher a Open Internet.